segunda-feira, 25 de maio de 2009

Educação, Arte e Cultura: Conceitos e Métodos


É um projeto coordenado pela profa Raquel Mello Salimeno de Sá (UFU- FAFCS- DEARTE) sendo mais uma ação da linha de pesquisa “ Interculturalidade e Visualidades de Fronteira ” do Núcleo de Pesquisa em artes Visuais – NUPAV- do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia. Aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) é patrocinado pelo Instituto Algar, Instituto Alair Martins (IAMAR), grupo Martins e Tribanco.

São oferecidos cursos que visam estimular profissionais das diversas áreas do ensino básico, bem como agentes culturais comunitários, a desvendarem, preservarem, promoverem, reconhecerem, e difundirem o patrimônio cultural coletivo na sua diversidade, e a desenvolverem programas ou projetos, que articulem a diversidade cultural presente nos espaços da educação formal e informal na cidade de Uberlândia, inserindo aí, conteúdos multiculturais que partam dos saberes e fazeres, tanto das culturas tradicionais como das culturas emergentes.

O primeiro curso é de 40h/a, o segundo de 52h/a e o terceiro com 68h/a, somando um total de 160 h/a. As aulas serão realizadas no Museu do Índio, MUnA e SESC, as quintas feiras, das 14 às 18h, com algumas aulas e visitas monitoradas aos sábados pela manhã, das 8h às 12h. Serão oferecidas aulas teóricas e práticas (desenho, modelagem, xilogravura e outras técnicas). A equipe de ministrantes é multidisciplinar e formada por pesquisadores, artistas e artesãos. Os cursos são totalmente gratuitos, com fornecimento de lanches, passes, materiais, e certificado emitido pela PROEX – UFU.

Cada curso contará com 25 vagas. As inscrições poderão ser realizadas de 10 a 31 de março, no Museu do Índio, localizado a rua Vitalino Rezende do Carmo, 116 – Bairro Santa Maria, fones: 3236 3707e 32243526 e no SESC , rua Bejamim Constant, 844 – Bairro Aparecida, fone: 32129099 ou pelo Email: edartcult@yahoo.com.br.

Os interessados poderão se inscrever em um ou mais dos seguintes cursos: CULTURA INDÍGENA E EDUCAÇÃO – 40H/A ; O PATRIMÔNIO CULTURAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS - 52 h/a e PRÁTICAS CULTURAIS HÍBRIDAS- 68h/a. As inscrições poderão se estender durante o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário